31.7.11

EsvaziaR a MentE


GAYATRI
OM BHUR BHUVAH SVAH
TAT SAVITUR VARENYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YONAH PRACHODAYAT

"Om. Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial. Que possamos meditar sobre o esplendor daquele sol divino que nos ilumina. Que toda a luz dourada acalente nosso entendimento e nos guie em nossa jornada para a morada sagrada."

Desapegue de questões religiosas.
Não precisa acender incenso, velas ou colocar uma musiquinha com som de pássaros para dar um clima.
Você faz o clima! Você É o clima!

Há tempos que tento de variadas formas limpar a mente. Uma missão quase que impossível para uma pessoa acelerada, ligada, antenada, preocupada, afoita, com altas crises de ansiedade, como eu. Nunca na minha vida achei que conseguiria meditar...nem nos meus tempos de "hiponga"...sempre tive muita dificuldade de concentração e, conhecendo um tiquinho mais das coisas hoje em dia, arrisco dizer que fui - ou sou - uma pessoa TDA.

Enfim, tudo na vida tem uma primeira vez!

Fiz uma aula de meditação! Uma introdução. Uma degustação. Um breve conhecimento. Uma sinopse do que é meditação com mantra.

Gostei! Mega difícil me desprender dos pensamentos...as poucas vezes que tomava consciência de que precisava voltar para meu eu, tentava visualizar as letras do mantra, para não deixar o pensamento ir para a roupa para passar, para as lições de inglês que não fiz, para o material escolar do meu filho, que deve estar todo bagunçado e não vimos isso durante todos os 30 dias de férias, enfim...até na novale eu pensei!

Mas em alguns momentos - ainda raros - consegui me concentrar, consegui até decorar o mantra (veja que vitória)! Saí de lá sem a dor de cabeça chata que me acompanhou logo que saí da cama; saí de lá bocejando por ter conseguido relaxar um pouquinho o corpo; saí de lá leve e feliz por ter feito algo diferente no domingo. Saí de lá feliz porque acordei de bom humor às 7h30 num domingo nublado.

Depois, pensei que a questão do mantra pode ser substituída por qualquer som que lhe apeteça. Pensei muito na oração da Ave-Maria. Acho linda e quando rezamos soa como uma musiquinha, calma e que apazigua. Fiquei com uma vontade enorme de rezar e assim o fiz. Quietinha. Em silêncio. Mesmo conversando com minha amiga. Foi um momento bem íntimo.

Gostei da experiência!

Seguirei adiante. Por etapas, com calma e sem cobranças e talvez substituindo os mantras indianos pelas orações que me trazem paz.

AVE MARIA, GRATIA PLENA
DOMINUS TECUM
BENEDICTA TU IN MULIERIBUS
ET BENEDICTUS RFUCTUS VENTRIS TUI JESUS
SANCTA MARIA, MATER DEI,
ORA PRO NOBIS PECCATORIBUS
NUNC ET IN HORA MORTIS NOSTRAE
AMEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário